sábado, 7 de junho de 2008

Carne de Camelo


Há centenas de anos, diariamente, são negociadas centenas de animais, vindos de países próximos como Sudão e Somália, em caravanas que duram de um a dois meses.

Muitos animais morrem durante a travessia pelo deserto. O comerciante Mansour Abu Saed afirma que 5% dos camelos que iniciam o trajeto não chegam ao final. "A culpa é do clima, que é diferente em lugares como a Somália", diz ele.

O maior comerciante do local, Mohamed Abdel al Sherif, conhecido como Rei dos Camelos, tem uma versão diferente, afirmando que "pela graça de Deus, o camelo é um animal que nunca fica doente". "Talvez apenas um em cada 100 mil acabam pegando pneumonia."

No entanto, vários animais mortos apodrecem abandonados em uma estrada próxima ao mercado. A maneira como os animais são tratados no mercado, com as pernas amarradas e recebendo constantemente pauladas dos criadores, poderia horrorizar defensores dos animais.

"E é um ótimo negócio. Minha família está nele há 500 anos", diz Sherif. "Meu filho estuda engenharia no momento, mas quando terminar vai trabalhar aqui", afirma.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u408603.shtml

Nenhum comentário: