terça-feira, 17 de junho de 2008

Quinua é considerado o melhor alimento do mundo

Conhecido em todo o mundo, o cereal chegou há pouco tempo no Brasil e já é encontrado - em forma de flocos, grãos e farinha - em grande parte do País.

Características nutricionais

A quinua real, variedade mais rica da quinua, é rica em proteínas (23% de sua composição). Possui todos os vinte aminoácidos que o corpo necessita, inclusive os dez essenciais (que não são produzidos por nosso organismo). Entre estes, destacam-se a metionina e a lisina, que melhora a imunidade, a capacidade de aprendizagem e a memória. Nenhum alimento de origem vegetal tem tanta proteína.

Ainda levando-se em conta apenas o valor protéico, a quinua mostra-se mais vantajosa do que outros alimentos tidos como fonte de proteína. Segundo pesquisas recentes, é mais favorável ao crescimento humano do que o leite, por exemplo. O valor protéico mais alto (95) corresponde ao do ovo, o que significa que a cada 100g de proteínas ingeridas, 95 são assimiladas. Na quinua, o índice é de 75; a carne tem 60; o leite, 72; o trigo, 60, e o milho, 44.

A quinua real ainda é rica em ômega 3 e 6, vitaminas A, B6 e B1 (e, em menores quantidades, as E e C) e minerais como o ferro, o fósforo e o cálcio. É considerada melhor do que a soja por seu equilíbrio nutricional. Tem baixo índice de colesterol e o seu valor calórico é alto: 347kcal para cada 100g, o que a faz ser indicada para atletas.

Fonte: http://saude.terra.com.br/interna/0,,OI529531-EI1501,00.html


INDÍCE DE ABSORÇÃO PROTEICA PELO NOSSO ORGANISMO

Ovo (95%)
Quinua (75%)
Leite (72%)
Trigo (60%)
Milho (44%)


Fonte: http://www.planetaorganico.com.br/quinua1.htm

Nenhum comentário: