segunda-feira, 30 de junho de 2008

A linhaça e a saúde da mulher

A ciência da Nutrição tem apontado diversos componentes bioativos e nutrientes que têm a propriedade de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Estudos demonstram que o consumo regular de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, associada a uma dieta balanceada, com baixo teor de gorduras e calorias tem se mostrado eficaz no controle do peso e na melhoria d qualidade de vida.

A cada dia, expande o consumo de linhaça por seus componentes funcionais como:

- Ácidos Graxos Poliinsaturados (ômega 3 e ômega 6): Exercem papel importante no controle do colesterol sanguíneo, especialmente na diminuição do LDL, chamado de mau colesterol, e o aumento do HDL colesterol, chamado de bom colesterol. Dessa forma, contribuem na prevenção de doenças cardiovasculares e melhora da qualidade de vida de indivíduos em geral.

- Lignanas: Considerada um fitoestrógeno, essa substância tem efeito semelhante ao hormônio estrogênio, amenizando os sintomas da TPM e menopausa. Estudos científicos também relacionam a lignana, presente na linhaça, com a redução de tumores malignos do câncer de mama e inibem as metástases em órgãos distantes, principalmente nódulos linfáticos e pulmões. Além disso, estudos sugerem que dietas ricas em fitoestrógenos produzem efeitos protetores aos sintomas da osteoporose, doenças renais, à hiperlipidemias e às doenças cardiovasculares.

- Fibras: As fibras têm sido associadas a importantes funções no organismo, como a regulação no metabolismo da glicose (controle da glicemia), diminuindo sua absorção; a melhora do trânsito intestinal, a diminuição da incidência de câncer colo-retal e a redução da absorção de colesterol, além de promover saciedade e controlar a ingestão alimentar.

Fonte: http://www.linolive.com.br/v8/ver.php?codigo=38

Suco de cenoura, limão e óleo de linhaça

A cenoura e o limão são ótimos aliados no trabalho de desintoxicação, pois seus nutrientes funcionam bem juntos e o açúcar da cenoura suaviza a acidez do limão.
O óleo de linhaça aumenta o poder de limpeza graças ao efeito suave que exerce sobre a digestão. Ele também é rico em ácido alfalinoléico, uma importante fonte de ácidos graxos essenciais.
A combinação desses três elementos dá origem a um delicioso suco, rico em nutrientes como vitaminas C, K, ácido fólico, betacaroteno, ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.
Veja agora como preparar um suco diferente que põe o sistema digestório para funcionar. O suco deve ser ingerido em jejum.

Ingredientes
- 4 cenouras grandes sem as pontas e cortadas em pedaços grossos
- 2 limões descascados e sem sementes cortados em quatro
- 1 colher (sopa) de óleo de linhaça

Modo de preparo
Passe a cenoura e o limão pela centrífuga alternadamente, junte o óleo, mexa e beba em seguida.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u358199.shtml

Nenhum comentário: