sábado, 7 de junho de 2008

Elefantes são vítimas da guerra no Sri Lanka

Cerca de 4.000 elefantes habitam o país. Só no ano passado, 74 morreram, 44 deles a tiros.
O restante foi vítima de envenenamento, foi eletrocutado por fazendeiros ou caiu em poços. Apenas quatro morreram de causas naturais.

Muitos dos elefantes do Sri Lanka vivem próximos aos homens. Fazendas estão sendo abertas em locais onde antes havia vegetação nativa e as áreas restantes que servem de habitat estão cada vez menores. Com isso, lavouras são danificadas pelos elefantes, casas são derrubadas com freqüência e pessoas são mortas.

Novos recrutas da Guarda Nacional do Sri Lanka estão sendo treinados para apenas espantar os elefantes e não mais atirar contra eles. "Treinamos os recrutas para evitarem os elefantes e não machucar os animais, ensinamos como proteger os elefantes e, fazendo isto, como amar a fauna e a flora", afirmou o major Priyantha Rathnapriya, que comanda o campo de treinamento de Galakiriyagama. "Definitivamente não atiramos em mais nenhum", acrescentou.

Enquanto isto, veterinários do Departamento de Conservação da Vida Selvagem entram na vegetação para tratar elefantes com ferimentos a bala. "É comum, todos têm ferimentos a bala", afirmou o veterinário Chandana Jayasinghe.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u408649.shtml

Nenhum comentário: