segunda-feira, 16 de junho de 2008

Quentão sem álcool light
2.7 calorias por copinho de café

Ingredientes:
500 ml de suco (pode ser de uva, morango ou abacaxi)
500 ml de água
30 g de gengibre ralado
3 g de canela em pau
3 cravos
100 g de adoçante

Preparo:
Leve ao fogo uma panela com o gengibre, o cravo, a canela e o adoçante.
Mexa sem parar e vá acrescentando o suco e a água, e deixe ferver por alguns minutos.
Sirva quente.

Aproveite as festas juninas e o frio e desfrute dos benefícios do gengibre

Gengibre ajuda a combater náuseas e enjôos

Pesquisas mostraram que 1 grama de gengibre em pó foi mais eficaz na prevenção da cinesia (Por exemplo, pessoas que têm enjôo quando viajam de carro, avião, etc), do que o tratamento anti histamínico - padrão, com a droga dimenidrinato.

Um outro estudo clínico mostrou que realmente o gengibre foi eficaz no controle de naúseas. Também foi demonstrado ser o gengibre eficaz na redução de vertigens, induzidas experimentalmente. Pesquisa realizada na Dinamarca, mostrou que a administração diária de 1 grama de gengibre foi eficaz no alívio das náuseas e vômitos em mulheres grávidas (hipemerese da gravidez.

Outro achado interessante é que o gengibre não produz efeito sobre o sistema nervoso central, comum a muitos anti eméticos convencionais - remédios empregados para aliviar enjôos. Portanto, os autores sugerem que o gengibre deverá produzir seu efeito anti-enjôo, localmente, agindo diretamente sobre o sistema gastrointestinal, em vez de exercer a sua ação a nível central. Existem vários outros estudos que sustentam a hipótese do mecanismo de ação do gengibre ser de fato um efeito local sobre o trato gastrointestinal.

Assim, com base no conhecimento atual, a eficácia do gengibre em ser um agente anti náuseas e vômitos pode ser afirmada, e esta atividade está provavelmente associada aos ingredientes ácridos essenciais do gengibre, particularmente o gingerol, considerado o mais importante princípio ativo desta raiz.

Para que o gengibre tenha o efeito que as pesquisas pregam, deve-se mastigá-lo cru em pequenos pedaços. O chá dessa raiz também é indicado, mas não é recomendado para aplacar no enjôo matinal de grávidas.

Chá de gengibre

Uma receita de chá de gengibre é a seguinte: coloque 3g de gengibre numa panela de água fria e leve ao fogo sem deixar ferver. Tomar logo após o preparo.

O gengibre pode também ser utilizado em conserva. Na culinária japonesa ele é usado especialmente para temperar sushi e é conhecido como Gari. Veja a seguir como preparar o Gari.

Gengibre em conserva (GARI)

- Cozinhe cerca de 350g de gengibre descascado e cortado em fatias finas numa panela com água até que ferva. Escorra numa peneira e deixe esfriar naturalmente.
- Em outro recipiente coloque 1/2 xícara de açúcar, 1 xícara de vinagre e 3 colheres de chá de sal. Leve ao fogo e espere levantar fervura. Deixe esfriar.
- Misture o gengibre e a mistura de sal, açúcar e vinagre. Coloque em um recipiente de vidro de aproximadamente ½ litro e tampe. Deixe curtir por 2 dias à temperatura ambiente.
- Armazene na geladeira (por cerca de 6 meses)

http://www1.uol.com.br/vyaestelar/vida_saudavel_gengibre.htm

Nenhum comentário: