sábado, 28 de junho de 2008

Falta de proteínas na alimentação vegetariana é mito; ouça nutricionista

É bastante difundido que o vegetariano não consegue obter proteínas de fontes vegetais, o que não é verdade.
As informações são do nutricionista George Guimarães, especialista em nutrição vegetariana, que diz que isto não passa de mito.
A reportagem completa sobre alimentação vegetariana está no caderno Equilíbrio da Folha (conteúdo exclusivo para assinantes do jornal e do UOL) desta quinta-feira.
Segundo o nutricionista, boas fontes de proteínas são encontradas em alimentos vegetais, em especial na família das leguminosas, como o feijão, a ervilha, a lentilha, o grão-de-bico e todos os derivados da soja –o próprio grão, a carne e o queijo.
Guimarães diz que outro grupo vegetal rico em proteínas é o das oleaginosas, do qual fazem parte a avelã, as castanhas, as nozes, as amêndoas, as macadâmias, as sementes de girassol e de gergelim. “Todos os grãos e sementes mais gordurosos são desse grupo das oleaginosas”, explica.
O especialista comenta que os cereais integrais contém aminoácidos que completam os outros dois grupos e garantem ao vegetariano o que é necessário para uma boa nutrição.
“Esses mesmos alimentos também são fontes de ferro, o que faz deles alimentos importantes de estarem presentes na dieta do vegetariano, se possível a cada refeição”, afirma o nutricionista.

FONTE: Folha Online

Nenhum comentário: